quarta-feira, 3 de junho de 2009

OBRA FANTÁSTICA: ORESUND – A JUNÇÃO DINAMARCA-SUÉCIA

PRIMÓRDIOS DO PROJETO

- Em 1991, os governos da Dinamarca e da Suécia acordaram em construir uma ponte para conectar os dois países pelo estreito de Oresund. Posteriormente os dois parlamentos ratificaram o acordo e aprovaram o projeto a ser completado até 1994. A conexão Oresund com16 km de extensão entre a Suécia e a Dinamarca está agora concluída.

Às 6 horas da manhã de 14 de agosto de 1999, foi colocada a secção final da ponte pelo guindaste flutuante "Svanen". Seis horas depois, a Princesa Real Victoria da Suécia e o Príncipe Frederik da Dinamarca se encontraram na ponte para consolidar o grande acontecimento, um marco para o fato de que Dinamarca e Suécia mais uma vez estavam unidas, 7.000 anos depois da Idade de Gelo quando elas eram um mesmo território. A Ponte de Oresund é a única das grandes pontes do mundo que permite o tráfego rodo-ferroviário.


Com um custo total de 1.500 milhões de dólares, o grandioso projeto teve sua execução iniciada em 1991 com um acordo 50/50 entre os dois paises, e concluído em apenas 9 anos.






Foi desenvolvida uma inovadora técnica na construção, desenhada para minimizar a s adversas condições climáticas escandinavas. Foram construídos 20 imensos segmentos de túnel, com 176 metros de comprimento, com 38,65m. de largura e 8,55m. de altura .Os segmentos de túnel foram rebocados desde o pátio de fabricação.








Uma vez posicionado cada segmento com precisa exatidão, mediante a tecnologia GPS, procedia-se a imersão do mesmo, colocando-o sobre uma base granular previamente preparada e nivelada no fundo do mar. Desta forma uma parte reta de 3.520 m. estava construída. Uma vez vedadas as juntas por mergulhadores, progressivamente foi procedida a secagem do interior do conduto.












A ponte, ou deveria chamar-se túnel, passa por baixo do mar para permitir o tráfego de embarcações na superfície. Metade dela encontra-se submersa. Esta vista panorâmica, foi tomada a partir da Suécia.







__________________________________________
.
O IAB RJ convida para o DEBATE

Proposta de Emenda Constitucional que dispõe sobre a criação das “Áreas de Renovação Econômica – ARE”

Dia 9 de junho, às 18:30h
Rua do Pinheiro 10, Flamengo, auditório


O projeto, inspirado na experiência internacional do Business Improvement Districts (BID), tem por objetivo viabilizar jurídica e economicamente a gestão privada de áreas públicas consideradas passíveis de renovação econômica e urbanística.

Inicialmente desenvolvida no âmbito da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), com estudos avançados de um projeto piloto para o eixo das avenidas Chile e Almirante Barroso, a proposta já foi apresentada a vários prefeitos e ao Ministério das Cidades que estuda a oportunidade de encaminhá-la ao Congresso Nacional como Projeto de Emenda Constitucional (PEC).

O IAB tem acompanhado a discussão do tema e defende o amplo debate da matéria pela sociedade.


Abertura :
Dayse Góis – Presidente IAB RJ
Reinaldo e Souza e Silva Cardoso - Assessor da Presidência ACRJ

Apresentação:

Orlando Lima – Diretor ACRJ

Debatedores Convidados;

Augusto Ivan - arquiteto, ex secretário municipal de urbanismo
Adriana Larangeira - arquiteta, diretora IAB RJ

Moderação:
Dayse Góis
___________________________________________
.
HUMOR...
.
O Brasil explicado em galinhas!
Texto de Luis Fernando Veríssimo
.
Pegaram o cara em flagrante roubando galinhas de um galinheiro elevaram para a delegacia.
- Que vida mansa, heim, vagabundo? Roubando galinha pra ter o quecomer sem precisar trabalhar. Vai pra cadeia!
- Não era pra mim não. Era pra vender.
- Pior. Venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio estabelecido. Sem-vergonha!
- Mas eu vendia mais caro.
- Mais caro?
- Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e asminhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos enquanto asminhas botavam ovos marrons.
- Mas eram as mesmas galinhas, safado.
- Os ovos das minhas eu pintava.
- Que grande pilantra...Mas já havia um certo respeito no tom do delegado.
- Ainda bem que tu vai preso. Se o dono do galinheiro te pega...
- Já me pegou. Fiz um acerto com ele. Me comprometi a não espalharmais boato sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar ospreços dos produtos dele para ficarem iguais aos meus. Convidamos outros donos de galinheiro a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio. Ou, no caso, um ovigopólio.
- E o que você faz com o lucro do seu negócio?
- Especulo com dólar. Invisto alguma coisa no tráfico de drogas.Comprei alguns deputados. Dois ou três ministros. Consegui a exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para os programas de alimentação do governo e superfaturo os preços.
O delegado mandou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se acadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada. Depois perguntou:
- Doutor, não me leve a mal, mas com tudo isso, o senhor não está milionário?
- Trilionário. Sem contar o que eu sonego do Imposto de Renda e o quetenho depositado ilegalmente no exterior.
- E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas?
- Às vezes. Sabe como é.
- Não sei não, excelência.
Me explique.
- É que, em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de umacoisa. Do risco, entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendouma coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me sinto realmente um ladrão, e isso é excitante. Como agora. Fui pego, finalmente. Vou para a cadeia. É uma experiência nova.
- O que é isso, excelência? O senhor não vai ser preso não.
- Mas fui pego em flagrante pulando a cerca do galinheiro!
- Sim. Mas primário, e com esses antecedentes...
Um bom dia todos ...

Um comentário:

Unknown disse...

eu pesso descalapa ,por pedir ajuda, eu sdpm rg 33655 do rj brasil estou passando fome, a quem , que possa passar para o sr,prisidente luis inacio lula da silva,escondem,meu caso , as autoridade do rj, a prevaricação do meu documento na corporação,vivo de necessidade, sem pagamento , a 20 anos, por não tornar sem efeito minha documentação,e sobrevivo a base de calmante,uma doença , adquirida em acidente em serviço, obrigado a quem interesar , não tenho natal nem felicidade , pela minha depressão e meu sistema nervoso, que vivo.